Índice
Obrigado pela leitura!
Quer bater um papo? Falar mais sobre esse assunto comigo? Me procura lá no Linkedin. Se você tem algo para acrescentar, questionar e expandir esse assunto, ou você quer contar a sua rotina, a rotina do seu time ou da sua empresa, envie seu texto!
‘Zapcast’ é mais um experimento com o formatos! Um teste usando áudios de WhatsApp, com trechos por tópicos/perguntas, para fazer entrevistas. No caso, foram 8 perguntas para o Pedro, com 8 áudios como resposta.
Tempo total estimado: 22 minutos, 18 segundos
O objetivo é tentar criar maneiras mais legais de conduzir as conversas, em um ambiente realmente interessante e que permita boas perguntas, amenizando o fato de ser feito de forma assíncrona, o que é péssimo para aprofundar questões específicas, fazer perguntas melhores e entender perspectivas. Culpa minha!
Agradeço ao Pedro que pela disposição e gentileza de topar esse experimento! Muito obrigado, Pedro!
Quem é Pedro Vargas?
Pedro (Linkedin – Instagram – Site) atua como Coordenador de UX Research na Warren Investimentos e atuou como Pesquisador de Experiência na Nuvemshop/Tiendanube por 6 anos, tendo participado da criação e lançamento de produtos inovadores para milhares de empreendedores na América Latina.
Certificado em ResearchOps pela NN/g e criador de conteúdo, dedica-se a descomplicar UX Research para profissionais da área e que buscam se especializar em pesquisa.
É Co-fundador da Experiência Observe, a primeira conferência sobre pesquisa de experiência (UX Research) do Brasil, ajudando a levar centenas de pessoas a fortalecerem seus conhecimentos sobre a área ou conhecerem a atuação dos melhores profissionais do mercado.
Já trabalhou em iniciativas pró-empreendorismo jovem na Bélgica, em iniciativa apoiada pela Comissão Europeia.

1. Qual é a grande questão que ocupa sua mente ultimamente?
2. Em geral, você vê o Designer defasado em alguma características e/ou habilidade que você considera crítica? Se sim, quais?
3. Quais foram os livros que te fizeram um Designer melhor?
Livros sugeridos pelo Pedro:
- Value Proposition Design: Como construir propostas de valor inovadoras por Alex Osterwalder, Greg Bernarda, Yves Pigneur e Alan Smith
- Just Enough Research por Erika Hall
- The Secret Language of Maps: How to Tell Visual Stories with Data por Carissa Carter, Stanford D School e Jeremy Nguyen
- Políticas do design: Um guia (não tão) global de comunicação visual por Ruben Pater
- Admirável mundo novo por Aldous Leonard Huxley, Vidal de Oliveira (Tradutor)
- Muito Além da Sorte: Processos Inovadores para Entender o que os Clientes Querem por Clayton Christensen, Taddy Hall, Karen Dillon, David Duncan, Beth Honorato (Tradutora)
4. Quais são os seus maiores desafios como Designer?
5. Qual é o Futuro da área?
6. Você tem sugestões e dicas sobre como desenvolver essas “habilidades não óbvias” que você cita e considera importantes?
7. Muito se fala sobre empatia ser uma das principais habilidades do Designer, e você mesmo cita na sua fala, mas ao mesmo tempo você falou sobre perceber uma deficiência em soft skills em geral, como fica essa relação e discrepância? É possível ter essa empatia sem ter soft skills?
8. Diante de tudo que você disse, das suas buscas e desafios como Designer, como é a rotina do Pedro na Warren Brasil? Como tudo isso se encaixa?
Obrigado pela leitura!
Quer bater um papo? Falar mais sobre esse assunto comigo? Me procura lá no Linkedin. Se você tem algo para acrescentar, questionar e expandir esse assunto, ou você quer contar a sua rotina, a rotina do seu time ou da sua empresa, envie seu texto — vamos pensar e escrever em coletividad(e)!