Desde 2012 em favor da Democracia, oportunidade, diversidade, inclusão, equidade 🇧🇷 Encontre, entenda, diferencie, escolha — mais fácil, rápido e barato. Eventos, Cursos, Podcasts, Conteúdos de Design.

Coletividad é sobre encontrar, entender, diferenciar, escolher — melhor, mais fácil, rápido e barato.

Eventos, Cursos, Meetups, Escolas, Podcasts, Mentores, Conteúdos, Empresas, Profissões, Empregos, Caminhos, tudo! — de Design, Produto, Tecnologia e Inovação.

Coletividad Visual Identify | Sobre | Coletividad

Meu nome é Julio Fontes, eu sou o criador do Coletividad.

Eu criei os 5 Produtos/Projetos dessa Plataforma (Pager, Eva, ‘Shop’ *em breve novidades, Espaços de Colearning, ‘NewsTech’), além de Buffet, Prodoit, Unity, Àgora e P2P. O Visitei eu adquiri em 2017.

São 11 Produtos/Projetos com um único objetivo: Te ajudar a encontrar, entender, diferenciar, escolher — mais fácil, rápido e barato.

Reduzir a Assimetria da Informação na Educação de Design e Tecnologia.

Essa é a minha obsessão, propósito e contribuição para o Design, Tecnologia e Educação nos últimos 12 anos de muito trabalho.

Projetos

E vem mais coisa por aí! Coletividad é um conector de ideias, pessoas e projetos.

Corrigir Assimetria na Educação representa Oportunidades, Acelerar o Conhecimento Humano e Criar o Mundo de Amanhã.

Coletividad is about all things Learn, Teach, and Create. Organize the World's Learning through Data, Technology, and Design. Create a New Educational System.

Legado

Já são mais de 10 anos de experiência e foco no mesmo objetivo — de deixar algo pra trás, melhor do que encontrei.

Apesar dos inúmeros e difíceis desafios, um dos incentivos que me faz persistir, é a oportunidade de deixar um legado. De constantemente poder influenciar positivamente, e definir, a forma de pensar e fazer as coisas, promover melhores práticas, no Design e na Educação.

Outro grande incentivo é receber o reconhecimento dos seus pares e das pessoas que você admira.

E eu tenho o privilégio de ter recebido as mais belas palavras daquele que não só é um dos mais respeitados educadores de Design, Arquitetura e Comunicação do Brasil, responsável pela existência de inúmeros cursos, prêmios e organizações de Design do Brasil, mas alguém que considero um mentor, o Prof. Eddy.

Prof. Eddy, fica esse registro como um agradecimento público e a minha admiração. Além de um lembrete de tudo aquilo que foi construído até aqui.

"Fala-se muito em empreendedores, inovadores…e muitos ores… mas creio que poucos efetivamente apresentam garra e claros propósitos no que diz respeito e inovar e a empreender.

Uma certeza no entanto eu tenho, sem bajulações, mas com coração e sempre torcendo também: Você é esse empreendedor e inovador no design e também naquele que efetivamente vibra com o que faz, que mescla humildade e simultaneamente predisposição para o novo, somado as inúmeras iniciativas e aproximações com o "mundo real".

Acompanho com vivo interesse seus projetos, associações com os diversos segmentos da sociedade e das instituições. Tenha certeza absoluta que teve, tem e terá o meu apoio em todas as suas iniciativas. Isto pelo seu papel de aglutinador, mesclado com o sonho de congregar, e seu grau de profissionalismo somado a sua postura ética e de contribuir para a nossa sociedade. Precisamos de muitos 'Julios' para construirmos um verdadeiro país."

(breve) História & alguns números

E um pouco do que trouxe o Coletividad até aqui, nesses (mais de) 10 anos inventando, inovando e criando Sistemas, Negócios e Produtos — de Design, Tecnologia e Educação.

0
Pessoas alcançadas
0
Eventos e Cursos (Offline)
0
Usuários
0
Participantes
Curso StorytellingETransmidia 2x1 1 | Sobre | Coletividad

→ 2010, ainda como estudante de Design, tive a sorte de ajudar na organização de eventos respeitados e internacionais de Design, ver de perto a importância e o impacto — obrigado DiaTipo e Henrique Nardi.

→ Como estudante (2010), fundei o co-fundei o Laboratório de Inovação da Universidade e outros 4 corpos estudantis, gerei +R$ 500.000 em ativos e organizei 2500 alunos em um período de 18 meses.

→ O primeiro site (2010), um Blogspot com foco em Design e na vida acadêmica, com um público real de 3.000 pessoas, teve 120 mil visualizações únicas em 1 mês.

→ Como estudante, criei uma ponte com o Mercado de Design e um sistema de divulgação, auxiliando direta e indiretamente no emprego de +300 alunos.

→ Como Diretor na Associação dos Designers de Produto do Brasil tive uma nova perspectiva das questões e problemas do Design no Brasil.

→ 2014 fiz uma Campanha de Financiamento Coletivo bem-sucedida, para financiar o primeiro MVP do Coletividad — o agregador de Eventos, Cursos e Meetups (‘Pager‘) de Design, Tecnologia e Empreendedorismo — criado em 2015. O foco já são sobre reduzir a Assimetria na Educação.

→ 2015 com foco em Design e Inovação, construí, escrevi, editei, fiz curadoria e gerenciei — centenas de histórias, com milhões de visualizações, criadores de conteúdo, escritores e editores em uma das primeiras publicações de Design no Medium Brasil.

→ 2016 criei o conceito de Espaços de Colearning — divulgado em 2017. Que como conceito,

→ 2016 criei

→ 2016 retomo os cursos do Coletividad. Com a ideia de testar hipóteses (*de redução de assimetrias), além de encontrar e promover ‘nomes/talentos promissores’, como o Ale Santos (@savagefiction). Desde então, dirigi, organizei, promovi, vendi e produzi centenas de eventos, cursos e meetups — do Coletividad e de outros.

→ 2016 criei um sistema distribuído (o ‘P2P‘ ou ‘place to place‘) para agilizar a produção e economizar dinheiro, localizando espaços vagos/baratos para nossos Cursos e Eventos.

→ 2016 criei (Buffet‘) um protótipo de um sistema self-service para qualquer pessoa e facilitador estruturar seu curso com facilidade e em poucos minutos.

→ 2017 adquiri o Visitei. Uma plataforma criada para permitir que — principalmente estudantes — visitem startups, empresas e estúdios para ver, em primeira mão, as futuras carreiras e áreas desejadas, as rotinas e desafios das Empresas, Profissionais, Times e Líderes de Design do Brasil.

→ 2017 criei (Prodoit‘) um MVP de um sistema voltado para Produtores e Fornecedores se conectarem com pequenos Eventos precisando de suporte.

→ 2018 começa o proceso de reestruturação do Coletividad, com nova marca, visando o foco em tecnologia e reunir as várais ofertas e produtos, em uma única plataforma. A marca feita pelo Estúdio DAÓ (www.estudiodao.com) recebe Prata no Latin American Design Award 2019, na categoria Branding

→ 2018 criei (Projeto Eva‘) um agregador de feeds com intenção de criar contexto e referência cruzada entre conteúdos — e no futuro se tornar um Assistente Pessoal.

→ 2020 início do Covid! Crio a terceira plataforma, com foco Internacional e (o ‘Unity‘) uma função para mapear todas as atividades e oportunidades de aprendizagem ao seu redor e criar (mapa) ‘consciência geográfica’. Em 2021 crio a quarta plataforma.

→ Dezembro de 2022 essa é 5 plataforma do www.coletividad.org que eu construo, com foco no Design e em Português. Coletividad segue uma causa pessoal, com grandes ambições, totalmente independente e sem investidor.

A visão — Um novo Sistema Global e o Futuro da Educação

Essa é a minha grande visão de longo prazo.

1. Uma Plataforma ponta-a-ponta para todas as coisas de Educação

2. Comparar todos os preços, avaliações e comentários de (absolutamente) todas as coisas sobre Educação

3. Geo-consciente — conhecer, entender e acessar todas as oportunidades e experências ao seu redor. Em tempo real

4. Um Assistente Pessoal

5. Tornar todo espaço em uma sala de aula

6. Acessível, inclusiva, autônoma, personalizada, episódica e assíncrona

7. Espaços tão responsivos quanto o software

8. Investir nas pessoas

Esse curso vale a pena?

Essa escola é confiável?

Este Bootcamp é bom pra mim?

Eu vou conseguir um emprego com esse curso?

Essa é uma boa carreira?

Curso ProjetosNaEraDoBlockchain 2x1 1 | Sobre | Coletividad

Eu quero mostrar ‘por trás das cortinas’ e criar mecanismos que permitam que as pessoas façam melhores escolhas. Para aprender, ensinar e criar – mais barato, mais rápido e melhor.

Para criar as ferramentas que até hoje não temos e responder essas e outras dúvidas sobre caminhos e oportunidades.

Como podemos, sem muito esforço, pesquisar e comparar mais de 20.000 tênis, filtrá-los por cor, tecido, marca, tamanho, objetivo em dezenas de E-Commerce — Mas não temos nada, nenhuma ferramenta relevante, para decidir sobre a nossa Educação e uma das decisões mais importantes da nossa vida?

Quero criar contexto entre todos os recursos. Torná-los detalhados, pesquisáveis, classificáveis, comparáveis e mensuráveis. Maximizar as possibilidades com caminhos de aprendizado claros, acessíveis, úteis, confiáveis, atualizados e personalizados.

Acelerar o Conhecimento Humano.
Para Criar o Mundo de Amanhã.

Identidade Visual

Coletividad é uma Marca & Identidade Visual reconhecida e premiada, feita pelos incríveis dos Estúdio DAÓ (www.estudiodao.com). Vencedora da Prata no Latin American Design Award 2019, na categoria Branding, competindo com gigantes da Tátil Design, entre outros. Leia mais sobre a nossa Identidade Visual (texto em inglês) e em Português.

Curso ProjetandoInterfacesCom Acessibilidade 2x1 A | Sobre | Coletividad
Curso MotionDesign 2x1 1 | Sobre | Coletividad
Curso ConstruaSeuPrimeiroBotDeTwitter 2x1 1 | Sobre | Coletividad

Agradecimentos

Obrigado para os nossos apoiadores da campanha de financimento coletivo de 2014 — a persistência também é por vocês que acreditaram.

Thais Aguiar Zeller, Guilherme Vaz, João Antonio da Silva Neto, Ery Higa, Camila Brandão, Felipe Soares, Luis Fernando Guggenberger, Divinas Tetas, Camila Haddad, Carlos Scheliga, Jonatas Cesar, Larissa Fernandes, Dannyel Pontes, Nathalia Rocha, Nayara Vispo, Elisângela Rosângela, Daiane Miranda, Carolina Nascimento Rodrigues, Márcia Alves, José Ferreira Chaves, Di Giandomenico, Jose Ferreira da Silva, Silvio Nascimento, Rachel Lima, Victor Leite, Elizabeth Yaegashi, Fernanda Vaz, Carol Chikitani, Thomas Costa Queiroz, Bebe Castanheira, Any Vasquez, Acauan Iaizzo Longatti, Lucas Barboza de Oliveira, Thayane Carvalho, Bruno Cambi Guimarães Barros, Jaqueline Gimenes, Dannyel Pontes, Fabio Iori, Anthony Ravoni, Carlos Castro, Thiago Maia, Fabio Torquato, Carol T. Moré, “Kenny” Jonas Zuanazzi, Gabriele Do Rosário, Paula Ugalde, Luiza Di Beo Oliveira, Camila Paoletti, Gracinda Rodrigues, Virginia Roedel, Giovani Castelucci, Etutores Brasil, Ana Carolina Magalhães, Marilda Teixeira Scheliga, Itciar Cunha, Filipe Leuch Bonfim, Leticia Sampaio, Yasmim Moreira Martins, Ricardo Filho, Marco Aurélio Piai, Débora Gomes, Adrian Willer, Aline Masaracchia, Priscila Ornelas, Guilherme Talarico, Aline Kelly, Victor Belloti Lopes da Silva, Raquel Casciato, Elaine Teles, Rosemeire da Silva Chaves, Guilherme Webster, Patricia Valera, Bruna de Lourdes Nascimento Rodrigues, José de Araujo, Diógenes Magno Laube, Jorge Luiz Rubio, Francisco Arrais da Silva, Guilherme Mateus Magalhães, Kassio Alves e other anonymous.

 

Agradecimentos mais que especiais para

Rose, Rubens, Renata, Felipe, Luiza, Jacqueline, Marcos e Ana. Muito obrigado Daniela Castro, Giovani Castelucci, Thiago ‘Barba’ Machado, William Kurosawa, Raquel Casciato, Luan de Almeida, Samantha Oda, Patricia Meneses, Estevão Rizzo, Lucas Coelho, Carlos Scheliga, Leonardo Cordeiro, Juan Bernabó, Carla De Bona, Eduardo Matos, Fernanda Carvalho, Ana Carolina Magalhães, Ana Paula Santos, Silvia Coelho.

F

Coletividad
Logo
Compare items
  • Total (0)
Compare
0
Shopping cart